Qual é a Igreja fundada por Jesus? Você já ouviu dizer que religião não salva?
Já virou até clichê que “religião não salva” e que “Jesus não fundou Igreja” e por ai vai, mas o mais curioso é que geralmente as mesmas pessoas que costumam dizer isso vivem praticando o proselitismo religioso, ou seja, trabalham e se empenham em “converter” pessoas a sua religião.
Bom, esse argumento é tão incoerente com as atitudes praticadas, que se religião realmente não salva, então qual o motivo de tentar “converter” as pessoas a sua religião? Muitas vezes, isso é feito infelizmente através do terrorismo mental, por mentiras e por falsos julgamentos. Não há o mínimo de respeito pela outra religião e por outra pessoa.
Obviamente não podemos cair no relativismo em dizer que toda religião é boa e que tudo que fala de Deus é bom. Relativismo religioso não é de Deus, na verdade é uma das estratégias da Nova Era para fazer o povo perder a fé, já que se tudo que fala de Deus é bom, então não existe uma verdade, ou seja, toda religião tem os fragmentos de verdade. Já existem no Brasil e no mundo muitos grupos com pessoas de várias religiões misturadas dizendo que todas possuem a verdade ou fragmentos de verdade. Isso se chama sincretismo religioso, ou seja, a mistura de todas as religiões numa só, que num dado momento será a religião universal, uma das profecias para o fim dos tempos.
Igreja, depositária da aliança com Deus e instrumento humano de salvação desde o antigo testamento
Entre o povo hebreu, a palavra “igreja” designava assembleia santa dos filhos de Israel, depositária da aliança com Deus e instrumento humano da história de salvação, como podemos ver:
“Porque conduziste a assembleia do Senhor a este deserto, para nos deixar morrer aqui com nossos rebanhos?” Números 20, 4
“O homem cujos testículos foram esmagados ou cortados o membro viril, não será admitido na assembleia do Senhor. O bastardo não entrará tampouco na assembleia do Senhor, mesmo até a décima geração. O amonita e o moabita não serão admitidos na assembleia do Senhor, mesmo até a décima geração” Deuteronômio 23, 2-4
“Os chefes de todo o povo e todas as tribos de Israel apresentaram-se diante da assembleia do povo de Deus: havia quatrocentos mil homens de pé, armados com espada.” Juízes 20, 2
Desde o antigo testamento é possível que Deus use de instrumento humano para Sua Obra, como podemos ver:
“E toda essa multidão saberá que não é com a espada e nem com a lança que o Senhor triunfa, pois a batalha é do Senhor e Ele vos entregou em nossas mãos.” 1 Samuel 17, 47
Podemos ver também que desde o antigo testamento a expressão “Igreja” também é designada para o prédio:
“Disse o rei Davi a toda assembleia: “Meu filho Salomão, o único que Deus escolheu, é ainda jovem e fraco; e a obra é considerável, pois não é a um homem que este palácio é destinado, mas ao Senhor Deus.” 1 Crônicas 29, 1
Portanto, a argumento incoerente também é anti bíblica, digo incoerente, pois quando dizem que religião e placa de “igreja” não salva e mesmo assim querem que as pessoas se convertam a sua religião, e anti bíblica, porque quando se questiona a primeira argumentação dizem que é a “igreja é invisível”, mas que mesmo assim o fundador da seita é a pessoa que teve a revelação e por consequência possui a verdade.
Igreja meus irmãos é minhas irmãs é o Corpo de Cristo, é o templo do Espírito de Deus, é a esposa de Jesus e é também o povo de Deus. Bom, se ela é Corpo de Cristo é humana e divina, pois Cristo é perfeitamente humano e perfeitamente Deus. A Igreja é divina é formada por homens, a cabeça é Cristo e nós somos seus membros e alma é o Espírito Santo.
Vejamos a seguir no novo testamento e no Santo Evangelho o que o próprio Jesus disse sobre a Igreja.
Igreja foi fundada por Jesus Cristo
Jesus Cristo fundou uma só Igreja como podemos ver em São Mateus 16, 18-19 “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Como é muito claro, o próprio Jesus disse que fundou “a minha” e nãos “as minhas”, pronome possessivo “minha”, e a única Igreja fundada por Jesus Cristo foi a Igreja Católica Apostólica Romana.
A autoridade sobre a Igreja e sobre os Apóstolos foi à dada a São Pedro pelo próprio Jesus, com a promessa que as portas do inferno não prevalecerão, no versículo 19 diz sobre as chaves do céu, ou seja, autoridade confirmada em São João 21, 15-17 “Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?”. Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”. Perguntou-lhe outra vez: “Simão, filho de João, amas-me”. Respondeu-lhe: “Sim, Senhor, tu sabes que temo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”. Perguntou-lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, amas-me?”. Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: “Amas-me?” -, e respondeu-lhe: “Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas”.
São Pedro foi nosso primeiro Papa! Atestado por nossa fé e também por registros históricos e desde então ininterruptamente houve 265 Papas até o atual, o Papa Francisco.
Depois de pentecostes, São Pedro foi a Roma para evangelizar os romanos e lá foi morto, crucificado de ponta cabeça, por não se achar digno de morrer igual seu mestre, Jesus Cristo. Por isso, o Papa senta-se em uma cadeira com a cruz invertida, a cruz invertida nesse caso é a cruz de Pedro e não a cruz satanista. Essa é mais uma mentira idiota propagada por ai, que o Papa é satanista! Veja bem, a cruz invertida começou ser utilizados como símbolo satânico mil anos depois da morte de São Pedro.
A Igreja tem autoridade apostólica
Para quem tem dificuldade de entender que Igreja também é um instrumento humano e só tem uma, dificilmente entenderá que há uma sucessão apostólica, mas isso, a própria Bíblia atesta com o próprio Senhor Jesus em São Mateus 16, 19 e em São Mateus 18, 18 que diz “em verdade vos digo: tudo o que desligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu”.
Depois de ressuscitado Jesus aparece aos Apóstolos e confirma o envio e a autoridade dos Apóstolos em São João 20, 21-23 “Disse-lhes outra vez: “A paz esteja convosco”! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”.
Podemos pensar, mas por que Jesus não apareceu em Jerusalém ressuscitado? Desse modo, todos acreditariam que Ele realmente era Deus e tudo estava resolvido, não haveria necessidade de evangelização, de missão, etc. Mas assim como hoje, Deus revela ou Se revela a medida de nosso entendimento, faltava catequese para o povo entender a ressurreição Dele, e por isso, apareceu a seus Apóstolos os dando autoridade, a ordem de evangelizar e a promessa que estaria com eles até o fim, conforme podemos ver em São Mateus 28, 18-20 “Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. Ide, pois, e ensinai a todas as nações: batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Ei que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. Também é possível ver a autoridade apostólica em capítulo 15 inteiro de Atos.
E hoje, nós que conhecemos a verdade temos o compromisso e a obrigação dada a Jesus em Sua ascensão narrada em Atos dos Apóstolos 1, 8 “mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo”.
Sucessão Apostólica
A Sagrada Escritura também fala da sucessão apostólica, ou seja, a famigerada “igreja primitiva” que tantos “profetas” que pipocam por ai, dizendo pertencer, fundar ou resgatar é outra mentira.
Podemos ver claramente a sucessão apostólica em Atos 20, 18 “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio Sangue” e também em 1 Timóteo 4, 14 “Não negligencieis o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembleia dos anciãos te impôs as mãos” também podemos ter a confirmação em outras passagens bíblicas como em 2 Tm 4, 2; Tt 2,15 e em 1 Pedro 5, 1-4 “Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. Velai sobre o rebanho de Deus, que nos é confiado. Tende cuidado dele, nãos constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesses sórdidos, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho”.
Outra prova da sucessão apostólica é a eleição de Matias, no lugar de Judas narrada em Atos 1, 15-26, nessa passagem é nítido a eleição por voto e por oração de um novo apóstolo e não da forma que é hoje em algumas denominações que se dizem cristãs, da noite para o dia se autodenominam “apóstolos”, mas com que autoridade fazem isso? De onde? Meu Deus!
Curioso que até mesmo Jesus Cristo, cabeça da Igreja que ensinou e deu autoridade aos Apóstolos respeita essa autoridade. Na verdade, Jesus não tem duas palavras, pois deu as chaves do céu, dando autoridade de ligar e desligar. Podemos ver o caso do Apóstolo São Paulo, que não fazia parte dos 12 antes da morte e ressurreição de Jesus. São Paulo aparece nos escritos sagrados depois, e ele perseguia os cristãos, até que um dia encontrou Jesus como podemos ver:
“Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor: Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer.” Atos 9, 3-6
Note que Jesus, podia ter o consagrado como apóstolo, mas o mandou procurar na cidade, procurar a Igreja, os Apóstolos e só lá ele foi batizado e comungou conforme podemos ver:
“Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo. No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado. Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido. Demorou-se por alguns dias com os discípulos que se achavam em Damasco. Imediatamente começou a proclamar pelas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.” Atos 9, 17-20
Ou seja, Jesus mesmo sendo Deus e cabeça da Igreja, ordena que Paulo procure os Apóstolos e a Igreja.
Por isso, falamos que a Igreja é Católica (que quer dizer universal), apostólica porque vem dos apóstolos e romana, pelo fato da sede ser em Roma, última morada de São Pedro e onde foi crucificado.
Cristo é a cabeça da Igreja
Mais do que pertencermos a Igreja de Cristo, somos Igreja, somos membros do Corpo Místico de Cristo, tendo o próprio Cristo como cabeça do Corpo, como podemos ver:
“ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu, acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro. E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja, que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos”. Efésios 1, 20-23
“Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo”. Efésios 4, 15
“pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador”. Efésios 5,23
“Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas”. Colossenses 1, 18
“assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro”. Romanos 12, 5
“Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros”. 1 Coríntios 12, 27
Portanto, como disse no início, Igreja é humana e divina, assim como Cristo é perfeitamente humano e perfeitamente divino. Nisso também se consiste a intercessão dos Santos, a teologia católica entende que a intercessão dos Santos não os coloca no mesmo patamar de Jesus, mas sim fazendo parte da intercessão de Cristo junto ao Pai, uma vez que, fazem parte do Corpo de Cristo.
Devemos ser obedientes aos nossos líderes espirituais, aos Apóstolos conforme Hebreus 13, 17 “Sede submissos e obedecei aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isso seria funesto”.
Só a Bíblia, Sola Scriptura
Um conceito exaustivamente utilizado pelos protestantes é justamente esse, sola scriptura (somente a Bíblia), mas na própria Bíblia não há nada dizendo sobre isso. A Igreja Católica entende que a Bíblia é a Palavra de Deus, no entanto, não é somente a Bíblia. A teologia católica tem três pilares, a Bíblia, o Magistério e a Tradição.
O Magistério é justamente o colégio apostólico que falamos anteriormente e a tradição é o que foi repassado oralmente pelos apóstolos até hoje. A própria Bíblia nasceu do magistério e a da tradição da Igreja. A Bíblia levou aproximadamente três séculos para ser compilada e até ali, a guardiã dos ensinamentos cristão foi a Igreja Católica. Portanto, dizer que a Igreja Católica é anti bíblica é quase a mesma coisa de dizer que um peixe, por exemplo, não seja aquático.
Embora toda doutrina católica esteja de acordo com a Bíblia, a própria Bíblia fala sobre a tradição conforme 2 Tessalonicenses 2, 15 “Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa”.
Temos alguns costumes, por exemplo, que foi repassado pelos apóstolos, mas não está na Bíblia como rezar sobre as sepulturas dos apóstolos. Existem inúmeros registros históricos dos primeiros cristãos rezando nas catacumbas com pinturas de Jesus e Maria Santíssima nas paredes, assim como hoje são nossas Paróquias.
Ainda sobre as pinturas, muitos não sabem, mas o primeiro ícone que veneramos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado pelo evangelista São Lucas. Pois é, os protestantes usam tanto a passagem de Êxodo 20, que fala sobre imagens, mas não se dão conta que um evangelista fez pintura de Maria Santíssima, que certamente já era devoto. Obviamente, não se pode anular a passagem de Êxodo 20, mas nessa passagem fala de falsos deuses, ou seja, o bezerro de ouro, estátua do imperador, baal e assim por diante. Uma pintura de Jesus não é idolatria, tão pouco uma imagem de algum santo, mártir ou Nossa Senhora.
Igreja fundamenta por Constantino?
Outra coisa amplamente dita pelos inimigos da Igreja, é que a Igreja Católica foi fundada pelo imperador Constantino. Chega ser cômico, se não fosse realmente triste. Constantino na verdade, tão somente proibiu a perseguição aos cristãos, o que possibilitou a celebração das Santas Missas publicamente, bem como construção de templos, etc. O imperador Constantino, também determinou que religião cristã (católica) como religião oficial do império romano.
Isso se deu por volta do ano 300 d. C., ainda não existia a Bíblia compilada assim como a temos hoje e quem foi a guardião da fé?! Foi a Igreja de Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana.
Vejam só o poder restaurador da Palavra de Deus, um poderoso império que perseguia a matava cruelmente cristãos, não só se converteu, mas também proclamou o cristianismo como religião oficial.
Algumas pessoas de outras denominações cristãs falam com desdenho que a Igreja foi fundada por Constantino e digamos que isso fosse verdade, o que são eles?! Seitas fundadas a partir da Igreja fundada por Constantino? Seria isso?! Serram o galho que estão sentados, não tem a mínima noção do que falam.
Perseguir a Igreja é perseguir a Cristo
Como diz sabiamente Padre Paulo Ricardo, qualquer porrete serve para bater na Igreja Católica, pois hoje a Igreja é atacada de todos os lados, com os mais variados tipos de acusações infundadas desde aspectos teológicos e aspectos históricos.
Trazer aqui, refutação dessas acusações, mesmo sendo somente as principais prolongaria muito o nosso texto, mas sugiro pesquisar aspectos históricos como inquisição, cruzadas e reforma protestante em fontes seguras como professor Felipe Aquino e Padre Paulo Ricardo e também claro, aqui em nosso blog “Caminho Sagrado”. Você que é um bom católico, ou até mesmo você que não seja e esteja lendo procure a verdade, não vire um “papagaio” de inimigos da Igreja. Nosso primeiro Papa, nos faz uma exortação 1 Pedro 3, 15 “Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito”.
Quem persegue a Igreja, também persegue a Cristo! Podemos ver em Atos 9, 4 “Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?”, o próprio Jesus dizendo que Paulo o perseguia, mas Jesus já havia morrido e ressuscitado, ou seja, Jesus disse que quem persegue a Igreja, persegue a Ele também.
É possível notar isso também no Evangelho, em São Lucas 10, 16 “Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. Portanto meu irmão e minha irmã, você que é católico, seja mais católico e conheça a Igreja e a fé que moveu os Apóstolos até os dias de hoje e você que não é, tenha pelo menos, o mínimo respeito!
“Religião não salva”, “Placa de igreja não salva” será mesmo?
Como disse no início, o clichê que religião não salva é uma meia verdade! Pois o fato da pessoa se dizer católica, por exemplo, e não viver a fé, não ter temor a Cristo pouco muda no que tange a Salvação.
Quando se diz que fora da Igreja Católica não há salvação, é verdade! Embora cause escândalo a muitos, é verdade! É verdade porque a Igreja, além de ser espiritual também é uma entidade humana e guardou os ensinamentos de Jesus Cristo até hoje. Tudo que se refere a ensinamento cristão, ferramentas para nossa salvação, etc. vem da Igreja. Por isso, dizer que religião não salva é uma meia verdade, pois mesmo sendo de outra denominação cristã, a salvação vem através da Igreja Católica, que guardou e transmitiu os ensinamentos de Cristo.
Outra denominação cristã foi aparecer em 1517, na reforma protestante com Martin Lutero, e que hoje dizem resgatar a igreja primitiva. Mas como assim? Com base em que? Por um acaso Martin Lutero estava junto dos Apóstolos e junto de Jesus nos primeiros séculos do cristianismo? Claro que não!
Dizer que religião não salva, é contradizer uma profecia Bíblica, profetizada por Isaías 42, 1-4 “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião. Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá, até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos”.
Amemos a Igreja, pois assim, estaremos também amando a Jesus Cristo! São João 8, 31-32 “E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.” e também em Gálatas 5, 1 “É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão”.
A Paz!
Fernando Y. Kanizawa
fernando@caminhosagrado.com
CAMINHO SAGRADO
www.caminhosagrado.com
www.facebook.com/caminhosagradoweb
@jesusmariajosek
Acompanhe a programação da “Web Rádio Sagrada”, baixe o APP para seu smartphone
Apple Store – https://itunes.apple.com/br/app/id1036312551
Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.sagradafamilia&hl=pt_BR
Caminho Sagrado
A principal motivação, foi a vontade de levar o amor de Deus e Sua Palavra para mais pessoas possíveis, utilizando a poderosa ferramenta que é a internet. Pensei comigo, se a internet é utilizada para tantas coisas ruins, porquê não para divulgar o Reino de Deus?
Latest posts by Caminho Sagrado (see all)
- Os Novíssimos – Céu, Inferno e Purgatório - 20/09/2018
- Jesus teve irmãos de sangue? - 15/08/2018
- Confissão, uma verdade bíblica praticada desde os primeiros cristãos - 14/08/2018